
Na última assembleia municipal, foi aprovada uma moção do Bloco de Esquerda sobre a eleabração de um projeto, de arte urbana para dar vida às caixas de eletricidade da nossa cidade.
A designação de arte urbana vem associada, especificamente, aos conceitos de Graffiti e Street Art e surge pela primeira vez na exposição Spank the Monkey de 2006 no Reino Unido. Surge da problemática gerada pela distância entre a arte na rua e a arte das galerias, museus e agentes instituídos.´
A Arte Urbana tem, nos últimos anos, encontrado grande projeção pelo mundo surgindo como um tipo de comunicação visual “alternativa”, no sentido em que sugere constantemente novas imagens e pontos de vista. É uma expressão artística que se desenvolve por intervenções no espaço público.
Em Portugal, não faltam exemplos de vilas e cidades que promovem festivais, programas e intervenções no espaço púbico de arte urbana. Como por exemplo, em 2013 a autarquia da Póvoa de Varzim promoveu um projeto de arte urbana: Uma janela para o mundo.
É recorrente encontrar nas ruas da nossa cidade e de algumas freguesias paredes, viadutos, fachadas e etc, com arte urbana e devemos preservar e promover esta forma de expressão artística.
A beleza da Póvoa de Varzim são a tela privilegiada para que artistas locais possam embelezar ainda mais a nossa cidade e não faltam espaços livres onde se possa promover a arte urbana e assim melhorar a qualidade do espaço urbano.
Exemplo desses espaços disponíveis para a criação artística, são as caixas de distribuição de eletricidade que encontramos em praticamente todas as ruas. Dar nova vida às caixas de eletricidade significa melhorar a imagem do espaço público e dar a conhecer o que melhor se faz relativamente à arte urbana no nosso concelho.
Pelo exposto, a Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim reunida a 6 de julho de 2023, delibera propor à Câmara Municipal:
1- Criar um programa de arte urbana que incentive a pintura das caixas de distribuição de eletricidade, nas principais ruas pedonais da cidade e assim contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado e que representem imagens e ícones alusivos aos costumes e tradições da Póvoa de Varzim e incluam ainda referências ao multiculturalismo e à inclusão social.