Aprovada moção para elaboração de projeto de arte urbana para pintar as caixas de eletricidade das ruas da Póvoa

Na última assembleia municipal, foi aprovada uma moção do Bloco de Esquerda sobre a eleabração de um projeto, de arte urbana para dar vida às caixas de eletricidade da nossa cidade.

A designação de arte urbana vem associada, especificamente, aos conceitos de Graffiti e Street Art e surge pela primeira vez na exposição Spank the Monkey de 2006 no Reino Unido. Surge da problemática gerada pela distância entre a arte na rua e a arte das galerias, museus e agentes instituídos.´

A Arte Urbana tem, nos últimos anos, encontrado grande projeção pelo mundo surgindo como um tipo de comunicação visual “alternativa”, no sentido em que sugere constantemente novas imagens e pontos de vista. É uma expressão artística que se desenvolve por intervenções no espaço público.

Em Portugal, não faltam exemplos de vilas e cidades que promovem festivais, programas e intervenções no espaço púbico de arte urbana. Como por exemplo, em 2013 a autarquia da Póvoa de Varzim promoveu um projeto de arte urbana: Uma janela para o mundo.

É recorrente encontrar nas ruas da nossa cidade e de algumas freguesias paredes, viadutos, fachadas e etc, com arte urbana e devemos preservar e promover esta forma de expressão artística.

A beleza da Póvoa de Varzim são a tela privilegiada para que artistas locais possam embelezar ainda mais a nossa cidade e não faltam espaços livres onde se possa promover a arte urbana e assim melhorar a qualidade do espaço urbano.

Exemplo desses espaços disponíveis para a criação artística, são as caixas de distribuição de eletricidade que encontramos em praticamente todas as ruas. Dar nova vida às caixas de eletricidade significa melhorar a imagem do espaço público e dar a conhecer o que melhor se faz relativamente à arte urbana no nosso concelho.

Pelo exposto, a Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim reunida a 6 de julho de 2023, delibera propor à Câmara Municipal:

1- Criar um programa de arte urbana que incentive a pintura das caixas de distribuição de eletricidade, nas principais ruas pedonais da cidade e assim contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado e que representem imagens e ícones alusivos aos costumes e tradições da Póvoa de Varzim e incluam ainda referências ao multiculturalismo e à inclusão social.