Durante o acto eleitoral de ontem, foi vista e fotografada uma carrinha que tinha sido alugada e utilizada pela campanha do PSD na Póvoa de Varzim a fazer transporte de idosos até às secções de voto em várias mesas de todo o concelho.
A carrinha era conduzida por um funcionário da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, provavelmente também militante do PSD.
Contactado pela comunicação social, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, agora reeleito com maioria absoluta, disse desconhecer a situação e garantiu que o partido não tem carrinhas e que os únicos funcionários da autarquia que estavam de serviço são “os que estão destacados para o apoio às mesas de voto”, não estando previsto qualquer transporte de eleitores às urnas.
No entanto, os nossos testemunhos e fotos provam o contrário. Esta situação parece claramente violar a lei, nomeadamente o transporte de eleitores com inobservância da neutralidade ou imparcialidade. Possuímos fotos comprovativas deste episódio, inclusive as que provam que a carrinha foi utilizada na campanha do PSD. Duas delas estão ainda no site oficial da campanha “Aires Pereira 2017″. Gostaríamos que a CNE se pronunciasse sobre esta situação.
O Bloco de Esquerda repudia estas práticas, que parecem ser tradição do PSD na Póvoa de Varzim. Apresentámos queixa à Comissão Nacional de Eleições. O voto dos poveiros deve ser livre, consciente, sem promessa de favores ou constrangimento de qualquer tipo.