BE apresenta voto de saudação à greve climática estudantil - PSD vota contra considerando-a "deseducativa" e "lastimável".

O BE Póvoa de Varzim apresentou em Março passado um voto de saudação à greve climática estudantil inspirada na luta desta jovem estudante sueca Greta Thunberg que, com apenas 15 anos, tocou todo o mundo com a sua atitude de exigência pela preservação do bem comum - o planeta Terra e toda a sua diversidade. Infelizmente o PSD reprovou o voto do Bloco na Assembleia Municipal, argumentando que a greve era deseducativa e lastimável, como se pode ver no excerto da acta da sessão da Assembleia Municipal:

DEPUTADO JOAQUIM VIANES (PSD) ---------------------------------------------------------------------------------------------
Fez a intervenção que se transcreve: -------------------------------------------------------------------------------------------
“O Grupo do PSD vai votar contra, mas gostava de esclarecer aqui uma coisa que me parece pertinente.
Aparentemente o tema é bem-vindo. As preocupações com o clima e com o ambiente. Nisso estamos todos de acordo, sobre isso o PSD tem dado cartas, tem dado lições perdoem alguma presunção. ---------- Quanto a este tema do clima e do ambiente contem connosco. --------------------------------------------------------
O problema da Moção não é esse. O problema é que tem a ver com a metodologia do processo que é a greve estudantil. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Existem muitas outras formas de manifestação, muito mais robustas, muito mais interessantes do que esta e com esta nós não podemos concordar. -------------------------------------------------------------------------------------
Aliás, com alguém referiu hoje, é particularmente deseducativo e lastimável, e portanto, vamos votar contra”. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VOTAÇÃO DA MOÇÃO; ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deliberação -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Assembleia deliberou, por maioria, não aprovar a Moção, com os votos contra do PSD, abstenção do CDS e do Deputado André Tavares Moreira e votos a favor do PS, CDU, PAN e BE -------------------------------
DEPUTADO ANDRÉ TAVARES MOREIRA (PSD) -------------------------------------------------------------------------------
Declaração de voto ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Abstive-me por dois motivos e concordo com o colega Miguel. ------------------------------------------------------
Concordar com a carga ideológica contra a produtividade não compagino. Como também não concordo com que seja o método mais correto o da greve estudantil. De todo o modo, estou de acordo com a preocupação do clima e, daí, a abstenção. ------------------------------------------------------------------------------------

Entretanto, na Assembleia da República, foi apresentada pelo presidente da comissão parlamentar de Ambiente, o bloquista Pedro Soares, uma proposta para dirigir um convite à jovem activista Greta Thunberg, que mereceu concordância generalizada.

Foto principal: © REUTERS/Yara Nardi