Share |

Sobre: Freguesias

Dezembro 13, 2023
Recomendação do Bloco pela reposição do percurso anterior na linha 3503 Póvoa de Varzim - Porto foi aprovada por unanimidade na Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim e Argivai.  Na recomendação aprovada apela à Área Metropolitana do Porto, mas também ao município, que rapidamente resolvam o desconhecimento generalizado sobre os horários e percursos das carreiras, que proceda à reposição do percurso da linha 3503, Póvoa de Varzim – Porto, pela N13, circunvalação e São João e que sejam implementados mecanismos de auscultação das populações, sobre a rede de transportes Unir, com vista a corrigir e melhorar o serviço tendo em conta quem o utiliza
Maio 2, 2023
Na última assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, reuniu ordinariamente no passado dia 27 de abril, o eleito do Bloco de Esquerda, José Antonino Cadeia apresentou uma moção para a instalação pela instalação de pontos de recolha de pontas de cigarros e pastilhas elásticas. A moção pela pela instalação de pontos de recolha de pontas de cigarros e pastilhas elásticas, que previa a promover uma campanha de sensibilização para as consequências de deposição de pastilhas elásticas e pontas de cigarros no espaço público e criar pontos de recolha destes materiais em locais mais movimentados, como porta de escolas, praias e praças, sem prejudicar a mobilidade de todas as pessoas. A moção foi chumbada pela maioria PSD, alegando não ser da competência da União de Freguesia, mas sim da Câmara Municipal.  Ora, este projeto já foi implementado em várias freguesias do nosso país e faz parte da boas práticas das eco-freguesias XXI, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - Organização não governamental de ambiente, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. Lembramos que na penúltima Assembleia de Freguesia foi aprovada uma moção do Bloco para a adesão ao programa Eco-Freguesias.  O Bloco de Esquerda lamenta a não aprovação desta proposta pela maioria PSD. 
Maio 2, 2023
 A assembleia  de Freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai aprovou a saudação ao 1º de maio, apresentada pelo Bloco de Esquerda.  Há 50 anos, no 1º de Maio de 1973, apesar da ditadura fascista, trabalhadores e povo saíram às praças e ruas do país. Com grande coragem. Sabiam que haveria cargas policiais, feridos e prisões. Mas não desistiram. Em  Lisboa, Porto, Coimbra, Marinha Grande, Alpiarça, Amadora, Espinho, Torres Novas e em muitos  outros locais do país exprimiram a vontade coletiva para melhorar as suas condições de vida e de trabalho, combater as injustiças e desigualdades, acabar com a exploração. E lembravam o Dia Internacional do Trabalhador, as greves e as manifestações  de Chicago nos EUA,  pela redução da jornada de trabalho para  8 horas e que foi violentamente reprimida, com a condenação à morte de dirigentes sindicais. Menos de um ano depois, chegou o 25 de Abril de 1974. A explosão de democracia  marcou o início de uma conquista de direitos até aí negados: cuidados de saúde públicos,  educação,  habitação, o direito ao trabalho e ao salário, o reconhecimento às férias e respetivo subsídio, a proibição dos despedimentos sem justa causa e a instituição, pela primeira vez, do salário mínimo nacional no valor de 3.300 escudos. Foi também após esta data que se consagraram o direito à greve, à contratação coletiva e à organização sindical, bem como uma nova forma de organização dos trabalhadores, as Comissões de Trabalhadores (CT).
Dezembro 28, 2022
Ontem, na Assembleia de Freguesia da União de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, no período antes da ordem do dia, o Bloco de Esquerda, através do seu eleito José Antonino Cadeia, apresentou uma moção para a adesão ao programa Eco-Freguesias XXI. A moção foi aprovada, apenas com os votos contra da IL e abstenção do Chega.  O Eco-Freguesias XXI visa trabalhar com as freguesias a fim de contribuir para implementação da sustentabilidade ambiental, social e económica a nível local, reconhecendo e divulgando as melhores práticas associadas à cidadania participativa e à gestão sustentável do território.
Novembro 27, 2022
O Bloco de Esquerda entregou um conjunto de propostas para o plano e orçamento 2023, da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.  As propostas do Bloco para o ano 2023 têm como proridade o combate à pobreza e resposta à emergência social, mobilidade e espaço público, cidadania e transparência e bem-estar animal. 
Novembro 17, 2022
Hoje, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, reuniu extraordinariamente, com um único ponto na ordem de trabalhos – Apreciação e votação de proposta de desagregação da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.   O Bloco de Esquerda votou favoravelmente a desagregação das freguesias.   A votação foi unânime e caberá agora a Assembleia Municipal prenunciar-se e de seguida remetido à Assembleia da República. Intervenção do eleito do Bloco de Esquerda na Assembleia de freguesia na sessão de hoje.   DECLARAÇÃO SOBRE A PROPOSTA DE DESAGREGAÇÃO DA UNIÃO DE FREGUESIAS DA PÓVOA DE VARZIM, BEIRIZ E ARGIVAI    
Julho 10, 2022
Na última assembleia de freguesia, o Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim entregou uma moção para expressar a indignação sobre os sucessivos atrasos na entrega das cartas, por parte dos CTT. A moção foi rejeitada. Lê a moção aqui  
Abril 27, 2022
Ontem, na Junta de Freguesia de Beiriz decorreu a Assembleia de Freguesia, ordinária, da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.  O Bloco de Esquerda apresentou uma moção de solidariedade com o povo ucraniano e pela implementação urgente de medidas para apoio e receção a pessoas refugiadas.  A moção do Bloco de Esquerda foi aprovada por unanimidade. 
Abril 27, 2022
Voto de saudação ao 25 de abril foi aprovado, ontem, na assembleia de freguesia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. O voto de saudação fo aprovado por maioria, com a abstenção da IL. 
Maio 7, 2018
Deputados do Bloco de Esquerda, interrogam o governo acerca deste atentado ambiental feito de forma recorrente pela empresa “Caves Costa Verde”.
Maio 1, 2018
O Presidente do executivo da junta desta União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, rapidamente aprendeu a lição dos seus colegas de partido do município poveiro. O anterior candidato do PS, ao candidatar-se pelo PSD, conseguiu alcançar a tão esperada cadeira de sonho – o quero, posso e mando.
Abril 15, 2018
O Bloco de Esquerda tudo fará para que a sua presença neste órgão torne a vida difícil para quem queira governar sem transparência aos olhos do cidadão. Aliás, esse é o nosso compromisso e devia ser o compromisso de qualquer eleito no país.
Abril 15, 2018
A pressão do BE, insistindo ao longo dos anos com iniciativas, intervenções, comunicados e pressão junto do Governo foi  determinante para conseguir chamar a atenção dos poderes locais e nacionais sobre este assunto.
Março 24, 2018
A auditoria, respeitante ao período de 1 de Janeiro a 31 de Outubro de 2017, revela uma governação caótica, sem controlo, com incumprimento de vários preceitos do Plano O cial de Contabilidade das Autarquias Locais,