Voto de Pesar e Solidariedade com o Povo da Líbia e de Marrocos aprovado na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai

Voto de Pesar e Solidariedade com o Povo da Líbia e de Marrocos

Nos passados dias 8 e 10 de setembro, o planeta assistiu às calamidades em Marrocos e na Líbia. Em Marrocos um sismo de magnitude 6.8 que provocou o desabamento de várias infraestruturas e a morte de mais de 3 mil pessoas. A tempestade Daniel abateu-se violentamente sobre o Leste da Líbia, provocando inundações devastadoras e o colapso de duas barragens, levando à destruição massiva de edifícios e infraestruturas e resultando em mais de 11000 mortos e milhares de desaparecidos, sendo que se estima que estes números se irão agravar.

As operações de salvamento estão a ser muito dificultadas pela obstrução e destruição de vias de comunicações e pelas falhas generalizadas de energia e nas redes de comunicação, havendo agora também uma enorme preocupação com a saúde pública.

Deste modo, pretendendo a Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai associar a solidariedade para com os povos de Marrocos e da Líbia delibera:

1 - Manifestar ao povo de Marrocos e da Líbia o mais profundo pesar pelas vítimas das tragédias, bem como a total solidariedade, apelando à solidariedade internacional para apoio aos sobreviventes e às regiões afetadas;

2 - Enviar este voto à Embaixada de Marrocos e da Líbia, em Lisboa, este voto de pesar e de solidariedade, para que siga a via formal e diplomática devida.