Share |

Praia da Estela – 115000 razões para uma intervenção urgente!

Carlos Oliveira

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, a 7 de abril, o ministro do Ambiente e da Ação Climática no sentido de saber se estavam a ser tomadas as necessárias diligências para que os resíduos fossem removidos do local.

Em respostaao Bloco de Esquerda, o governo informou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) havia notificado a empresa Estela Golfe SA para “proceder de imediato à recolha e remoção dos sacos que se encontravam soltos e degradados e em risco de serem arrastados pelo mar, bem como a efetuar uma monitorização frequente da área, tendo em vista uma atuação pronta e eficaz.” O governo adiantou ainda que a empresa já havia procedido à remoção dos referidos sacos.

No passado mês agosto, foram efetuados trabalhos para conter o avanço do mar e deixando alguns sacos enterrados, o Bloco questionou, novamente o governo sobre o tipo de intervenção que protegia e beneficiava a Estela Golfe SA, já que o campo de golfe que detém está instalado sobre a duna primária da praia e, por isso, encontra-se mais próximo do mar do que os campos agrícolas e os custos desta operação para o estado. Esta intervenção motivou também uma queixa à comissão europeia.

Em repostaà nossa pergunta, o governo informa que a intervenção custou 115000€ e que não tinha conhecimento da existência de sacos de areia soltos na praia da Estela. 

Durante esta semana, o Bloco de Esquerda teve a informação que toda a intervenção de proteção da duna primária já tinha sido erodida, nem dois meses passaram, uma intervenção artificial, dispendiosa e de curto prazo para proteger a duna já degradada pela instalação do campo de golfe. E deixando a descoberto os sacos tinham sido enterrados.

O Bloco de Esquerda exige a remoção imediata dos sacos plásticos e outros residios da praia da Estela e que se proceda à deslocalização do campo de golfe daquela área sensível do litoral e a promoção da renaturalização e recuperação da duna primária, aplicando, desta forma, uma solução de base natural que permitirá conferir maior proteção aos campos agrícolas situados a nascente.