Foi hoje discutida na AR a petição nº 354/XIII/2º , cujo texto versa sobre as promessas e expectativas criadas pelo governo PSD/CDS e pelas autarquias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, à data, à administração dos Hospitais Senhor do Bonfim. Essas promessas versariam acerca de eventuais acordos/convenções com o Estado, de acordo com o procedimento previsto no Dec. Lei 139/2013 (lembre-se, à data, governava em Portugal um governo de coligação PSD/CDS).
Acerca da petição e seu conteúdo, o Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim/Vila do Conde comunica o seguinte:
Esta petição teve um único mérito: de acordo com os seus assinantes, ela é claríssima acerca das promessas feitas pelo Governo PSD/CDS, assim como pelas autarquias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, governadas, à data, por Aires Pereira (PSD) e Elisa Ferraz (PS), para drenar e transferir recursos públicos para o bolso privado dos accionistas da empresa HSB e do histórico militante do PSD, o Sr. Manuel Agonia.
Entretanto, após diversas vicissitudes dos negócios privados, nomeadamente com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, o empresário poveiro acabou por vender 76% dos Hospitais Senhor do Bonfim ao grupo Trofa Saúde.
Independentemente de quem sejam os donos de hospitais privados, e muitos há na nossa região, o BE PVZ/VCD continua e continuará com a mesma posição que sempre defendeu: quem quiser fazer da doença um negócio, deve fazê-lo única e exclusivamente por sua conta e risco, não à custa dos recursos do Estado, ou seja, à custa do dinheiro de todos os portugueses. O público é de todos, o privado é só para alguns.
O BE PVZ/VCD aproveita para relembrar que, no final do ano passado, o seu grupo parlamentar fez aprovar uma proposta no Orçamento do Estado 2019 para dar início às diligências que permitirão a construção de um novo hospital PÚBLICO na Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Continuaremos a fazer pressão junto deste governo e demais intervenientes para que a Lei do Orçamento do Estado para 2019 seja cumprida e que o hospital público que a população da Póvoa de Varzim e Vila do Conde há muito merece, veja o início da sua construção o mais depressa possível.