Share |

Orçamento do Estado 2025 | Bloco apresenta propostas relacionadas com a Póvoa de Varzim

No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, o Bloco de Esquerda deu entrada a diversas propostas, que consideramos fundamentais, e com importância para o nosso concelho. As votações das propostas iniciam-se hoje. 

Nas mais de 300 propostas que o partido apresentou, com o objetivo de retirar as más medidas do Orçamento do Estado, que irão ter impactos significativos no futuro das pessoas, apresentamos várias propostas alternativas e muitas delas relacionadas com a Póvoa de Varzim

O Bloco propõe para a mobilidade:

  • Eliminação das portagens na autoestrada A28, proceder à eliminação das taxas de portagens para a autoestrada A28 entre o Porto e Viana do Castelo e converte a concessão para a gestão pública, passando a mesma a ser assumida pela IP – Infraestruturas de Portugal, S.A.

  • Diminuição do valor do preço dos passes de transportes coletivos de passageiros no âmbito dos programas de redução tarifária, passando a estipular que os mesmos são de 20 euros para passes municipais, 30 euros para passes intermunicipais, 40 euros para passes integrados e 60 euros para passes familiares.

  • Apoio aos municípios para a criação de sistemas partilhados de bicicletas. Os sistemas de bicicletas partilhadas são um componente importante na mobilidade e na articulação dos meios ativos com os transportes públicos. O Estado deve atribuir verbas aos municípios para a melhoria e a criação destes sistemas que possam contribuir para a redução da importação de combustíveis fósseis, de redução de emissões de promoção quer das deslocações em bicicleta como da sua interligação com os sistemas de transportes públicos.

O Bloco propõe para o ambiente e bem-estar animal:

  • Serão criados todos os mecanismos orçamentais para a resolução dos problemas de maus cheiros do aterro de Paradela, no concelho de Barcelos, para salvaguardar a proteção do bem-estar das populações.

  • Aumento das verbas para os Centros de recolha oficial de animais, apoio à esterilização e à promoção do bem-estar animal. Ao longo dos últimos anos, os financiamentos deste tipo de políticas para o bem-estar animal têm constado dos respetivos orçamentos do estado, no entanto registando uma baixa taxa de execução.

Para a saúde Bloco propõe:

Com o Orçamento do Estado para 2025 são garantidas as verbas e iniciam-se os procedimentos para reabilitação e ampliação das instalações da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim / Vila do Conde.

As propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda são mitigadoras dos impactos do orçamento na vida das pessoas e trazem justiça para com a Póvoa de Varzim nas áreas da saúde, mobilidade, ambiente e bem-estar animal.