
No dia em que se assinala o Dia de Namorades, o Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim lembra a importância de continuamente defender o direito de todas as pessoas a amar. Sendo esta efeméride assinalada nesta altura do ano em coincidência com o festival pagão da Lupercália — que celebrava purificação e fertilidade — continuamos diariamente na luta por um mundo mais justo e equitativo, purificado de todos os ódios que insistem em tentar limitar a sua Liberdade de algumas pessoas serem quem são, amando quem querem.
Assim, a Póvoa acordou na manhã de hoje marcada pela iniciativa ‘bombom é amares quem quiseres’ — com cartazes espalhados pela cidade em lembrança do quanto a igualdade no direito ao amor é ainda uma luta de todos os dias.
Paralelamente, importa-nos lembrar que a violência nas relações de intimidade — e em particular no namoro — é infelizmente ainda uma realidade. Não fosse também este dia apelidado em homenagem a mártires, é vital que nos sirvamos dele para lembrar todas as pessoas violentadas no que deveria ser dos seus espaços mais seguros — as relações amorosas.
Exaltando a importância da confiança e segurança nas relações românticas — e sempre em denúncia de qualquer comportamento violento —, os jovens do Bloco da Póvoa estiveram hoje nas Escolas Secundárias Eça de Queirós e Rocha Peixoto para distribuir entre a comunidade escolar panfletos informativos denunciando a inaturalidade e ilegitimidade da violência no namoro, com recursos para que mais facilmente estes comportamentos se denunciem.
Ademais, será promovido no próximo dia 22 pelas 16h, na Sede do Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim/Vila do Conde — pelos jovens do Bloco da Póvoa — um debate sobre a temática da Violência no Namoro: ‘Só o Amor com Amor se Paga’.