Share |

Celebremos o 17 de maio o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

Recordamos que só em 1982 se conseguiu a descriminalização da homossexualidade em Portugal, hoje a igualdade em função da orientação sexual está consagrada na lei: no acesso ao casamento e à adoção, no direito à autodeterminação de género e no princípio constitucional da igualdade que garante tratamento igual e a proibição da discriminação. A realidade, hoje, é muito diferente da que se vivia na viragem para o século XXI, hoje existem centros de acolhimento LGBTI, existe mais informação, planos de ação para a inclusão, formação para a cidadania e igualdade, temos uma sociedade mais aberta e inclusiva.

No entanto, com a onda de reação de vários setores políticos mais conservadores que pretendem reverter os processos alcançados por estas lutas, devemos continuar atentas/os e mobilizadas/os.

Reforçamos que no caminho para uma sociedade mais livre e inclusiva devem ser criadas políticas públicas que combatam as situações de discriminação que subsistem no dia a dia das pessoas LGBT+, que incluem o bullying homo e transfóbico, e as práticas de conversão sexual proibidas.