Share |

Bloco visitou Centro de Valorização de Resíduos de Paradela

A eurodeputada Catarina Martins, acompanhada por outros elementos do Bloco de Esquerda, esteve na freguesia de Paradela, em Barcelos, para reunir e visitar o Centro de Valorização de Resíduos da Resulima. O objetivo desta iniciativa era conhecer as razões para os constrangimentos que a deposição de resíduos naquele local está a provocar às populações.

A unidade de Paradela recebe nas suas instalações resíduos de 6 municípios, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Desde a sua inauguração, o aterro do Baixo Cávado e Vale do Lima tem provocado inúmeras queixas dos moradores das freguesias circundantes devido aos fortes odores. Já decorreram inúmeros protestos e ações em tribunal por parte da população e autarcas. O Bloco de Esquerda já questionou por várias vezes o ministério do ambiente e a comissão europeia sobre esta matéria.

Na reunião com a administração da Resulima, que contou com a presença do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, foram descritas as diligências que a empresa está a realizar para mitigar os odores provenientes do aterro que afetam a população.

O Bloco de Esquerda continuará atento e a efetuar todas as diligências para solucionar uma situação que já se arrasta há muito tempo.

Recentemente, na discussão do Orçamento do Estado para 2025, apresentámos uma proposta de aditamento para serem criados todos os mecanismos orçamentais para a resolução dos problemas de maus cheiros da unidade de valorização de resíduos, no concelho de Barcelos, para salvaguardar a proteção do bem-estar das populações. A nossa proposta foi chumbada com os votos contra do PSD, CDS, com a abstenção do PS e PCP.