Share |

Bloco reuniu com a APROPESCA sobre os problemas dos pescadores

O Bloco de Esquerda esteve esta segunda-feira reunido com a direção da APROPESCA – Associação de Produtores da Pesca Artesanal, nas instalações da associação na lota da Póvoa de Varzim.

A reunião teve a presença do deputado e líder parlamentar do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares e do dirigente Marco Mendonça, entre outros elementos do partido e realizou-se com o intuito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pescadores da região.

Segundo o Presidente da Associação, Carlos Cruz, as maiores preocupações dos pescadores é falta de trabalhadores no sector, a falta de embarcações novas, os problemas de assoreamento do Porto da Póvoa de Varzim, a falta de uma cantina social e o projeto de implementação de eólicas em alto mar.

O Bloco de Esquerda está preocupado pelo facto de as associações de pescadores não terem feito parte, desde da primeira hora, do grupo de trabalho que junta representantes de todos os interesses do mar, no que diz respeito à criação dos parques eólicos, numa área de 320 mil hectares e sobre a falta de estudos no impacte que o projeto desta dimensão trará para os ecossistemas marinhos.

Outra matéria que preocupa o partido é a situação do Porto da Póvoa de Varzim, segundo os relatos, desde da construção da nova marina, na parte norte, a areia no Porto avoluma-se de forma galopante. Lembramos que em menos de um ano o Porto da Póvoa de Varzim já teve de ser intervencionado por duas vez. A última intervenção teve um custo superior a 3 milhões de euros.

É no nosso entender, a concessão sistemática dos serviços de dragagens a privados que lucram milhões de euros, com a necessidade frequente de dragagens no país. O Bloco de Esquerda entende que a resposta para este problema passa pela criação de uma empresa pública de dragagens.