Share |

Bloco questiona Governo sobre descargas poluentes na praia do peixe na Póvoa de Varzim

O Bloco de Esquerda teve conhecimento de descargas poluentes na praia do peixe, junto à marina da Póvoa de Varzim, no concelho da Póvoa de Varzim.

As denúncias recebidas pelo Bloco de Esquerda e transmitidas ao Grupo Parlamentar foram acompanhadas por fotografia e vídeos a que se pode ter acesso neste link - https://drive.google.com/drive/folders/1ulZT5HC41Ny9rVegc7ZN-Z8mwWGXyljV?usp=sharing imagens recolhidas a 10 de setembro de 2022 e que não deixam quaisquer dúvidas sobre as descargas.

Segundo as denúncias que nos fizeram chegar, no passado sábado, dia 10 de setembro de 2022, podia-se constatar que na praia do peixe, junto à marina da Póvoa de Varzim, era notória uma mancha gordurosa nas águas da praia e era sentido um intenso mau cheiro. A substância gordurosa era proveniente de uma saída de águas pluviais que flutuava em direção à praia.   

O Bloco de Esquerda considera urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado. Para além desta atitude reativa, é necessário, igualmente, garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam. Entendemos igualmente que a existência de uma zona de lazer e desporto junto à praia levanta a necessidade de monitorizar a qualidade da água da praia forma mais consequente, para assegurar que não existe qualquer perigo para a saúde pública

Os deputados do Bloco querem saber se o governo tem conhecimento do ocorrido e que medidas de fiscalização serão realizadas para garantir que esta situação não se repete. Por fim, o Bloco quer saber que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática assumir, eventualmente em articulação com o Município de Póvoa de Varzim, para por cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade das águas da praia.