Bloco quer identificar todas as colónias de gatos

Na Póvoa de Varzim estima-se a existência de um número considerável de colónias de animais de rua, principalmente felinos. A maioria destas colónias de felinos são cuidadas através da ação diária e permanente de pessoas que — com os seus próprios meios — alimentam e recorrem a serviços veterinários, sem qualquer tipo de apoio. A maioria destas pessoas cuidadoras desempenha também um papel essencial no programa CED, pela sinalização, captura e/ou cuidado das colónias.

Assim — e em seguimento do contacto com ativistas locais e pessoas preocupadas com as causas da proteção animal — o Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim promoveu vários encontros (entre as quais a conversa CIDADE para/com BICHOS), e tendo auscultado a comunidade propôs em Assembleia Municipal a implementação de um Regulamento Municipal de Cuidadores de Colónias de Gatos, a criação de um Banco Alimentar Animal Municipal e a promoção de campanhas de sensibilização para o papel das e dos cuidadores de animais errantes — propostas estas chumbadas pelos deputados municipais do PSD.

Em conformidade com o seu compromisso para com uma Póvoa para/com todas e todos — incluindo os animais — e, como tal, para com políticas municipais de bem-estar animal, o Bloco continua o seu trabalho na lembrança do quão essencial é o trabalho das pessoas que cuidam das colónias de animais errantes no nosso concelho. De forma a mais eficientemente promover a sua atuação, criámos um formulário para que — com o contributo da comunidade — possamos identificar colónias, pessoas cuidadoras e cidadãs e cidadãos consternados com as questões do bem-estar animal (e em conjunto continuarmos na sua defesa).

Se sabe de uma colónia de gatos em algum lugar de uma das freguesias do concelho, pode aceder ao formulário através do código QR nesta publicação ou forms.gle/YgJb3v69ovBb8w5y8 . Continuemos — em conjunto — a lutar por uma Póvoa mais amiga dos animais!