Share |

Ambiente e habitação - Marisa Matias esteve na Póvoa de Varzim

A Eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias visitou, ontem, a praia da Estela e a feira da Estela. 

Na visita à praia da Estela, a eurodeputada, teve oportunidade de constatar o grau de erosão costeira e o estado de deterioração em que se encontram os sacos de plásticos ali colocados para proteger o campo de golfe. No local também é foi possível observar uma grande quantidade de ferros oxidados, de auxilio à fixação dos sacos, que apresentam um perigo para quem usufrui da praia. 

Como é sabido, o Bloco de Esquerda, já denunciou inúmeras vezes o atentado ambiental que se verifica na praia da Estela devido à degradação dos sacos de plásticos e apelou à renaturalização e recuperação da duna primária. 

Lembramos, que em novembro de 2021, a vereadora responsável pelo ambiente, em entrevista a uma televisão, anunciou que estava a ser trabalhada uma solução "diferente" e "duradoura" de proteção da duna primária da praia.

O que acontece, é que ao fim de ano e meio, não foi efetuada nenhuma obra ou intervenção. Mais uma vez, o executivo municipal não cumpre o que tinha sido prometido. 

Este assunto não cairá no esquecimento, por isso, a eurodeputada do Bloco questionará novamente a Comissão Europeia sobre esta matéria. 

A meio da manhã, a delegação do Bloco de Esquerda, esteve na feira da Estela, numa ação de campanha em defesa do direito à habitação, como nome: "Casas par morar, não para especular!". 

O salário de quem trabalha já não chega para garantir um teto. O aumento dos juros faz disparar a prestação do crédito, somando-se ao efeito dos mecanismos que atraem investimento estrangeiro e tornou incomportável o preço no mercado de arrendamento. 

O Bloco de Esquerda defende tetos máximos para as rendas, limites ao aumento de prestações de crédito à habitação, proibir a venda de casas a não residentes, penalizar as casas vazias e promover contratos longos e estáveis.