Durante a conversa organizada pelo BE, foi relembrada a origem do Dia do Orgulho LGBTQIA+. A 28 de junho de 1969 aconteceram os Motins de Stonewall. Naquela madrugada, polícias à paisana fizeram uma rusga no Stonewall Inn, um bar em Nova Iorque frequentado maioritariamente pela comunidade LGBTQIA+, levando sob custódia "doentes mentais" — a forma discriminatória como a Associação Americana de Psicanálise descrevia pessoas gays, lésbicas e trans. Um grupo resistiu às detenções, somaram-se pessoas à medida que as horas foram passando e a mobilização e resistência duraram cinco dias.
Um ano após este episódio, dezenas de pessoas caminharam quatro quilómetros, desde o Stonewall Inn até ao Central Parque, naquela que é considerada a primeira marcha do orgulho LGBT.
Por fim, apelamos mais uma vez ao município, que no dia 28 de junho, dia internacional do orgulho, seja hasteada a bandeira arco-íris, nos Paços do Concelho, simbolicamente, no próximo dia 28 de junho, como a adesão à Rede de Cidades Arco-Íris.
“Orgulho contra Preconceito” aconteceu na terça-feira, 25 de junho, no Posto de Turismo.