Share |

Recomendação do Bloco pela reposição do percurso anterior na linha 3503 Póvoa de Varzim - Porto aprovada

RECOMENDAÇÃO

O arranque da rede metropolitana Unir causou muitos constrangimentos às pessoas que dependem do transporte público para se deslocar, trabalhar e estudar.

O transporte público é a principal ferramenta para a mobilidade e para a transição energética, acompanhámos a necessidade de melhorar e alterar os transportes públicos que antes existiam, de má qualidade, poluentes, e que não serviam condignamente muitas zonas, mas a alteração não pode ser feita em completo desnorte e desrespeito por quem os usa e deles depende para as deslocações diárias.

Entendemos que é imperativo um rápido investimento em veiculação de informação simples e acessível sobre as linhas e horários, assim como a garantia de que existe capacidade de acompanhamento dos atrasos ou não passagem dos autocarros em tempo real. Esta confusão e a penalização de trabalhadores e estudantes não se pode manter neste nível de amadorismo, já que esta falta de capacidade de preparação atempada da entrada em vigor de uma rede coesa e fiável causa um transtorno imenso a quem diariamente usa o transporte público.

Recentemente, um grupo de utilizadores da antiga linha 3503 que fazia a ligação entre a Póvoa de Varzim e o Porto viram o seu transporte público diário modificar o percurso e assim acrescentou mais uma hora à sua deslocação diária para ambos os lados. Este percurso antes da entrada da UNIR era efetuado pela N13, Circunvalação e São João. As pessoas que trabalham junto à Via Norte (SONAE), ficaram sem transporte público. Agora passa pelas freguesias de Matosinhos até a Monte Burgos. Segundo as pessoas que utilizam esta linha leva a uma situação “impossível compatibilizar os horários das viagens com o horário de trabalho e com os horários das escolas e/ou creches dos nossos filhos, impedindo o apoio à família” e vão acumulando atrasos ao longo do dia.

Assim, a Assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai reunida em sessão ordinária em 12 de dezembro de 2023,  delibera:

1- Apelar à Área Metropolitana do Porto, mas também ao município, que rapidamente resolvam o desconhecimento generalizado sobre os horários e percursos das carreiras;

2 – Apelar à Área Metropolitana do Porto que proceda à reposição do percurso da linha 3503, Póvoa de Varzim – Porto, pela N13, circunvalação e São João;

3 – Apelar à Área Metropolitana do Porto que sejam implementados mecanismos de auscultação das populações, sobre a rede de transportes Unir, com vista a corrigir e melhorar o serviço tendo em conta quem o utiliza.