Share |

Moção para a instalação pela instalação de pontos de recolha de pontas de cigarros e pastilhas elásticas chumbada na UF Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai

Na última assembleia da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, reuniu ordinariamente no passado dia 27 de abril, o eleito do Bloco de Esquerda, José Antonino Cadeia apresentou uma moção para a instalação pela instalação de pontos de recolha de pontas de cigarros e pastilhas elásticas.

A moção pela pela instalação de pontos de recolha de pontas de cigarros e pastilhas elásticas, que previa a promover uma campanha de sensibilização para as consequências de deposição de pastilhas elásticas e pontas de cigarros no espaço público e criar pontos de recolha destes materiais em locais mais movimentados, como porta de escolas, praias e praças, sem prejudicar a mobilidade de todas as pessoas. A moção foi chumbada pela maioria PSD, alegando não ser da competência da União de Freguesia, mas sim da Câmara Municipal. 

Ora, este projeto já foi implementado em várias freguesias do nosso país e faz parte da boas práticas das eco-freguesias XXI, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) - Organização não governamental de ambiente, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. Lembramos que na penúltima Assembleia de Freguesia foi aprovada uma moção do Bloco para a adesão ao programa Eco-Freguesias. 

O Bloco de Esquerda lamenta a não aprovação desta proposta pela maioria PSD.