Ontem, na Junta de Freguesia de Beiriz decorreu a Assembeia de Freguesia, ordinária, da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
O Bloco de Esquerda apresentou uma moção de solidariedade com o povo ucraniano e pela implementação urgente de medidas para apoio e receção a pessoas refugiadas.
A moção do Bloco de Esquerda foi aprovada por unanimidade.
SOLIDARIEDADE COM O POVO UCRANIANO, PELA IMPLEMENTAÇÃO URGENTE DE MEDIDAS PARA APOIO E RECEÇÃO A PESSOAS REFUGIADAS
Na madrugada de dia 24 de fevereiro de 2022, as tropas da Federação Russa invadiram a Ucrânia. Esta é uma agressão que merece condenação sem reservas por parte do Bloco de Esquerda. Estamos solidários com o povo ucraniano. Estamos solidários com todas as pessoas que se estão a manifestar contra esta invasão um pouco por todo o mundo, sobretudo na Federação Russa, onde centenas de pessoas foram já detidas pelo regime de Vladimir Putin por se oporem à agressão militar contra a Ucrânia.
É preciso travar a invasão da Ucrânia. O Bloco de Esquerda considera fundamentais as sanções aplicadas aos dirigentes russos, aos oligarcas seus apoiantes e respetivas empresas internacionais que suportam o regime de Putin. A Europa deve oferecer solidariedade política e diplomática à Ucrânia para a preservação da sua integridade territorial e soberania política.
Entendemos que o Governo português deve diligenciar para que a Ucrânia possa ter um estatuto de facto congénere ao da Finlândia - de neutralidade respeitada. É numa tal solução, negociada, aceitável por todas as partes, que as diplomacias europeias deveriam empenhar os seus esforços, preservando a paz e a segurança na Europa.
Todavia, num momento em que a guerra está em curso, é fundamental proteger as pessoas e garantir a sua segurança. Para tal, é necessário e fundamental a solidariedade da Comunidade Poveira para receber estas pessoas refugiadas.
Assim, a Assembleia da Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai em reunião realizada no dia 26 de abril , recomenda à Junta de Freguesia:
- Colabore para a reunificação familiar das pessoas já residentes no concelho da Póvoa de Varzim, em colaboração com a comunidade ucraniana cá residente bem como com as instituições responsáveis;