Share |

Bloco questiona executivo sobre a falta de ordenação nas ruas de Aguçadoura

O Bloco de Esquerda questionou, hoje, o executivo municipal sobre a falta de planeamento e ornamentação das ruas da Vila de Aguçadoura. 

No passado dia 2 de novembro, no cruzamento entre a rua da Codixeira e a avenida Nossa Sra. da Boa Viagem, na Vila de Aguçadoura houve um acidente entre um pesado de passageiros e um automóvel ligeiro, o que originou que o trânsito estivesse parado mais de duas horas, causando um grande constrangimento na população da Vila. Devido a este acidente, provocado devido às ruas estreitas, a Guarda Nacional Republicana (GNR), que esteve no local a acompanhar o sinistro, multou vários veículos, pelo menos vinte e cinco, estacionados na avenida Nossa Sra. da Boa Viagem, devido à alínea a), do ponto 1 do artigo 50.º do Código da Estrada.

A avenida Nossa Sra. da Boa Viagem é um local com vários serviços, como comércios, cabeleireiros, banco, carpintaria, ginásio e ainda a sede do Aguçadoura Futebol Clube. É uma avenida com dois sentidos de trânsito, de acesso à praia, ou seja, das mais movimentadas da Vila.

Na Vila da Aguçadoura faltam passeios na maioria das ruas, sinalização, estacionamento e ordenamento que torna as ruas muito perigosas para automobilistas, peões e ciclistas. A falta de segurança na mobilidade pedonal leva a população a usar o automóvel para realizar pequenas distâncias. O incentivo ao uso de meio de transporte individual devido à falta de segurança, numa localidade onde é gritante a falta de estacionamento leva a que as pessoas estacionem as suas viaturas em ruas e avenidas com pouco espaço, para assim conseguirem aceder às suas casas e principalmente aos comércios e serviços locais. Lembramos que os comércios não têm lugares de estacionamento de cargas e descargas.

As multas que a GNR passou aos moradores da Vila de Aguçadoura, que está a causar muita indignação, é resultado de anos e anos de desleixo, por parte do executivo municipal, em relação ao ordenamento das ruas das nossas freguesias, neste caso da Aguçadoura. As denuncias que nos chegaram é sobre a falta ordenamento, estacionamento e transportes públicos.

Já era tempo, de modo participado, com a junta de freguesia local e população encontrar-se um entendimento sobre os sentidos das ruas, o que permitiria à construção de passeios, estacionamentos e lugares de cargas e descargas, promovendo assim, harmonia entre o automóvel e peões.

Ora, cabe à Câmara Municipal zelar pelas boas condições de fluidez do trânsito e essencialmente pela procura da segurança rodoviária de todas as pessoas das vias públicas, sejam elas peões, ciclistas ou automobilistas. 

Neste sentido, o Bloco de Esquerda enviou questionou o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para saber se tem conhecimento da situação relatada, se está disposto a articular, com a população e junta de freguesia um plano de intervenção para o ordenamento das ruas da Aguçadoura, principalmente da avenida Sra. da Boa Viagem e qual o prazo para a sua execução. 

Por fim, o Bloco quer saber se o executivo municipal construir passeios e regulamentar os sentidos de trânsito na Vila de Aguçadoura.