No passado sábado o Bloco de Esquerda promoveu na Póvoa de Varzim um debate sobre o Centro Hospitalar de PVZ/VCD no qual estiveram presentes inúmeros cidadãos e cidadãs preocupados com o futuro dos serviços de saúde na Póvoa de Varzim e Vila do Conde. O evento, que teve lugar na cooperativa A Filantrópica, contou com a colaboração dos oradores e oradoras João Semedo (médico e ex-coordenador nacional do BE), Helena Oliveira (médica do CHPVVC), Francisco Xavier (médico do CHPVVC) e Raquel Torres (enfermeira do CHPVVC).
Após uma discussão franca e aberta entre trabalhadores e utentes do CHPVVC, assim como público em geral, foram confirmadas as seguintes posições, que o BE Póvoa de Varzim também defende:
-
O investimento no Serviço Nacional de Saúde, público, de acesso universal, garantindo um presente e futuro de cuidados de saúde adequados para todos os cidadãos e cidadãs, é uma prioridade em todo o país.
-
São rejeitadas todas as manobras de desorçamentação do SNS e promoção dos serviços de saúde privados à custa da desvalorização do sistema público.
-
Um novo centro hospitalar da Póvoa de Varzim / Vila do Conde é necessário para acorrer às necessidades da população (150 mil habitantes, número duplicado nos meses de Verão).
-
O centro hospitalar continua a estar indicado entre as seis unidades cuja construção é prioritária a nível nacional.
-
Enquanto não é construído o novo centro hospitalar, continuam a ser necessários melhoramentos nas instalações actuais.
-
Estes melhoramentos não poderão nunca prejudicar a construção do novo centro, há muito prometido por vários governos, e que os poveiros e vilacondenses merecem.