
Os eleitos do Bloco de Esquerda têm sido uma força central na defesa das causas que fazem a diferença na vida das pessoas. Bateram-se pelo direito à habitação, pela proteção do ambiente, pela mobilidade, o combate à pobreza, pela justiça fiscal, bem-estar animal ou a defesa da cultura.
O Bloco de Esquerda tem como compromisso com as pessoas prestar contas sobre o trabalho que desenvolveram os eleitos na Assembleia Municipal e União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, no mandato 2021-2025.
Nas últimas eleições autárquicas o nosso mote foi “Lutar por um futuro digno”, e assentava em 13 propostas: uma Democracia que se pratica, viver sem Precariedade, mais Justiça Social, mudar o Paradigma, ver a Habitação como um direito, combater as Assimetrias, Cuidar das pessoas, construir uma cidade Feminista, uma cidade que diz não ao Racismo e à Discriminação, Cultura para todos, cuidar do Ambiente, Bem-estar Animal, Agricultura e Pescas, melhorar o Espaço Público e Educação.
A voz do Bloco de Esquerda pretendeu construir um município mais digno, que não deixasse ninguém para trás, e encaramos este mandato que está perto do seu “terminus” procurando fazer uma oposição construtiva, debatendo ideias, trazendo propostas, e não falhamos! A oposição tem o dever de contribuir com propostas, com ideias, lutar por elas, construir alternativas e procurar novos rumos. Fomos a única força partidária a apresentar propostas em todos os orçamentos deste mandato: centenas de propostas que ano após ano quisemos debater, mas sempre chumbadas pelo executivo municipal ou da União das freguesias.
OS NÚMEROS DO NOSSO TRABALHO
No último mandato da Assembleia Municipal o Bloco de Esquerda apresentou 20 moções e recomendações, colocou mais de 40 perguntas ao executivo municipal e apresentou centenas de propostas para o orçamento municipal. Destas, 8 moções e recomendações foram aprovadas. Na assembleia de freguesia das Uniões de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai foram apresentadas 13 moções e recomendações, e foram aprovadas 4. Lamentavelmente, nem todas as propostas aprovadas pelo Bloco foram postas em prática pelo executivo.
Nestes últimos 4 anos foram também colocadas 17 perguntas ao Governo com assuntos relacionados com o nosso município (e outras tantas à Comissão Europeia). As questões colocadas aos Governos estavam relacionadas com o aterro de Paradela, a construção do hotel em Reserva Ecológica Nacional, sobre a proteção costeira na praia da Estela, a deposição ilegal de resíduos na floresta, sobre o funcionamento do serviço de finança, situação da Estrada Nacional 206, problemas laborais, reabiltação da igreja de Rates, sobre o nosso hospital, entre outras.
Principais iniciativas aprovadas:
Principais iniciativas reprovadas:
Principais iniciativas aprovadas na União de Freguesias
Principais iniciativas chumbadas na União de Freguesias
Perguntas ao Executivo Municipal:
Propostas para o Orçamento Municipal:
O Bloco de Esquerda, através do estatuto do direito de oposição e da sua representação na Assembleia Municipal, apresentou centenas de propostas, com vista à melhoria da qualidade de vida dos poveiros e poveiras. O Bloco foi o único partido a apresentar propostas para todos os orçamentos municipais do mandato (2021-2025). Foram centenas de propostas sobre habitação, mobilidade, apoios sociais, melhorar o espaço público, educação, sobre o funcionamento das instituições, bem-estar animal e associativismo. Todas as nossas propostas foram chumbadas.
Questões ao Governo:
Propostas apresentadas no Orçamento do Estado 2025:
O Bloco de Esquerda apresentou no último orçamento do estado propostas — todas chumbadas pela maioria de direita — relacionadas com o nosso concelho, como a reabilitação e ampliação do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, eliminação das portagens A28 e a verba para a resolução dos maus cheiros no aterro de Paradela.
CAMPANHAS
Ao longo do mandato 2021–2025, o Bloco de Esquerda esteve na Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim e na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, a apresentar propostas e a fiscalizar o executivo, mas também esteve onde sempre se comprometeu a estar: na rua, ao teu lado, com campanhas de ruas, manifestações, vigílias, a organizar conversas, a escutar, a assinalar datas e a lutar por direitos.
Durante estes quatro anos, o Bloco lançou e participou em diversas campanhas públicas que marcaram a vida política local, pondo no centro temas como a Habitação, a Igualdade, a Saúde, o Espaço Público e a Sustentabilidade. Estas campanhas foram momentos de encontro com a população e recolha de testemunhos, mas também ações simbólicas que resultaram em propostas concretas levadas à Assembleia Municipal.
Estivemos, estamos e estaremos sempre ao teu lado a construir a Póvoa do Futuro, todos os dias!