Na noite de ontem, 4 de outubro, encheu-se o Diana Bar para a segunda sessão d’A PÓVOA DO FUTURO em Conversa — desta vez com José Soeiro, Francisco Louçã e Luís Miguel Sandão.
Após uma breve apresentação de propostas do Programa Autárquico do Bloco para a Póvoa de Varzim — público já desde o dia 12 de setembro —, propôs-se o diálogo entre os convidados e o auditório. Passando pela discussão do papel das autarquias nas soluções para a crise da Habitação, o combate à precariedade e promoção dos direitos laborais e a promoção da participação cidadã, foram lembradas as propostas concretas do Bloco para o país nestes âmbitos, bem como reforçadas as ideias da sua candidatura a estas autárquicas.
Tendo sido feito um balanço sobre a ascenção do discurso de ódio no panoroma internacional, bem como sobre a crise humanitária em Gaza, foi dado destaque à resposta da Esquerda e das iniciativas de mobilização social que garantem a proximidade à comunidade e combatem a extrema-direita com informação, mas sobretudo com empatia.
Navegando as interseções das políticas nacionais com o poder autárquico e o poder da participação na democracia local, a noite terminou com o foco na ideia de Comunidade — e de que a candidatura do Bloco é a candidatura agregadora da comunidade, a candidatura das ideias e dos valores que unem e são a verdadeira alternativa ao marasmo da direita na Póvoa.