Share |

Galardão “Praia com qualidade de ouro” a Póvoa de Varzim tem menos duas praias em relação a 2022

Galardão “Praia com qualidade de ouro” a Póvoa de Varzim tem menos duas praias em relação a 2022

Teve início, no sábado, a abertura da época balnear na Póvoa de Varzim.

Neste ano, 2023, estão à disposição das pessoas 658 águas balneares, mais 4 que o ano de 2022.  Segundo os números da qualidade das águas balneares na União Europeia da Agência Europeia do Ambiente, em 2022, dados mais recentes, do total das águas balneares (praias), em Portugal, 84,8% apresentaram uma qualidade excelente e 1,2% apresentaram má qualidade da água, um aumento em relação a 2021.

Anualmente, as associações ambientalistas Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável distinguem a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública do Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SRIRH).  

A Quercus distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas através da atribuição do galardão “Praia com Qualidade de Ouro”.  Para a atribuição deste galardão a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  1. Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2017 e 2021);

 

  1. Todas as análises realizadas na última época balnear (2022) deverão ter apresentado resultados melhores para os seguintes indicadores bacterianos, face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares:

 

  1. Águas costeiras e de transição: todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli;

 

  1. Na última época balnear (2022), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

 

Em relação à Zero, a atribuição é designada por “Praias Zero de Poluição”, e considera quê este galardão vai ao encontro dos desejos do quadro do Pacto Ecológico Europeu, mas concretamente do Plano de Ação para a Poluição Zero. Os critérios para a distinção são:

 Ao longo das três últimas épocas balneares (2020, 2021 e 2022), não só tiveram sempre classificação “excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).

Isto é, em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

Em relação à “Praia com Qualidade de Ouro” e segundo dados da Quercus, no concelho da Póvoa de Varzim, em 2023, foi atribuído este galardão a 6 praias (Paimó, Quião, Codixeira, Estela-Barranha, Fragosa e Zona Urbana Sul I). Menos duas que em 2022, saem da lista as praias Zona Urbana Norte e Zona Sul Urbana II).

O galardão da Zero, foi atribuído apenas a 54 praias do país, entre elas Caminha, Viana do Castelo e Matosinhos.

Para o Bloco de Esquerda, é curioso, que aquando da divulgação das praias galardoadas, por parte da Quercus,  o município da Póvoa de Varzim, não deu a conhecer a supressão de duas praias na zona urbana da cidade.

Considerando a importância da qualidade das nossas praias, alertamos que é necessário fazer muito mais para garantir um uma excelente qualidade da água balnear do nosso concelho.