O desprezo da Câmara pelo Aqueduto de Santa Clara

O Bloco de Esquerda fez hoje uma visita, bastante participada, ao Aqueduto de Santa Clara Póvoa de Varzim/Vila do Conde – monumento nacional com mais de 300 anos. Com o deputado Jorge Campos, vice-presidente da Comissão de Cultura na Assembleia da República, pudemos constatar o modo negligente como este monumento é tratado, principalmente na parte do município da Póvoa de Varzim.

O aqueduto serve para instalar portões, galinheiros e tudo mais o que se queira perante a passividade das autoridades estatais e da Câmara Municipal, quando não com a sua conivência.

Já tínhamos denunciado esta situação na Assembleia Municipal. A resposta e a acção: orelhas moucas e tudo na mesma. Recentemente enviamos também uma pergunta ao Ministério da Cultura pedindo explicações para estes atentados contra o património nacional.

Clique neste link com um ficheiro em pdf para ver mais exemplos de verdadeiros atentados contra o património nacional situado na nossa terra: Aqueduto. Veja também a pergunta que o deputado Jorge Campos endereçou ao Governo acerca da situação: pg4745-xiii-2 – Construções clandestinas Aqueduto Santa Clara.

Não ao desmazelo e irresponsabilidade de quem governa o município há décadas [PSD] e é conivente com os atropelos ao nosso património.

Façamos o contrário! Diversificar a oferta turística e cultural deve ser uma prioridade para os nossos autarcas. Só desse modo é possível afirmar o concelho na sua diferença e atrair actividade económica e cultural. Respeitar a sua história, memória e valorizar os bens comuns.

É tempo de mudar. Para a valorização da nossa terra, o voto é no Bloco de Esquerda. A força que faz falta na Póvoa de Varzim.