Share |

Bloco recomenda à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim hastear a bandeira LGBTQIA+ no próximo dia 28 de junho

O mês de junho é de celebração, por todo o mundo, do orgulho LGBTQIA+. A origem desta data está relacionada, com a revolta de Stonewall Inn, em Nova Iorque, Estados unidos da América, dando início ao movimento mais importante de defesa dos direitos LGBTIQA+.

As marchas do orgulho, que nos inícios de 1970, se tronaram em momentos e movimentos de visibilidade e reivindicação da comunidade LGBTIQA+ proliferaram por todo o mundo.

Nunca é demais lembrar que em 70 países ainda é ilegal ser-se LGBTIQA+, em 6 é considerada ainda a pena de morte para quem tenta apenas viver de acordo com o que sente, com o que é. 

Países da União Europeia, como a Polónia e a Hungria têm feito constantes ataques aos direitos LGBTQIA+ e permanece um clima de impunidade que não nos conforma.

O Bloco de Esquerda, orgulha-se de estar sempre na defesa da comunidade desde o primeiro dia: desde a legalização das uniões de facto em 2001, ao casamento em 2010, a adoção por casais homossexuais em 2015, e tão recente, foi em 2021, o fim da discriminação na doação de sangue.

Sabemos que não é só de legislação, que se fazem as conquistas, mas é também uma parte essencial do processo. Cabe a todos nós, exigir e frisar diariamente uma educação, uma convivência mais respeitosa, mais inclusiva. E mais importante ainda, é sabermos posicionar-nos quando a ameaça ao que já conquistamos, é eminente.

O Bloco de Esquerda desafia o executivo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a que no próximo dia 28 de junho, seja hasteada a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho, assim como a declarar zona livre de LGBTQIA+ Fobia e a implementar, definitivamente, o Plano Municipal para a Igualdade, como forma de tornar visível o espírito de inclusão, que qualquer cidade que queira ser a melhor para se viver deve ter!