Bloco questiona Governo sobre a degradação da Igreja de São Pedro de Rates

o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a preocupante degradação da Igreja de São Pedro de Rates.

A Igreja de São Pedro de Rates, em São Pedro de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim, está classificada como Monumento Nacional pelo Decreto nº 136 de 23 de junho de 1910.

A tipologia da Igreja de São Pedro de Rates é românico, foi mandada construir pelo Conde D. Henrique, entre os anos 1096 e 1100, no séc. XI, com alterações reconstrutivas nos séculos XIII, XV, XVII e XVIII.

Segundo a Direção-Geral do Património Cultural um " monumento nuclear da nossa arte românica. Devido às diferentes cronologias e oficinas da sua fábrica, que se deduz morosa, apontando para prováveis alterações de planos, apresenta numerosas anomalias e irregularidades visíveis na estrutura dos pilares, na distribuição das colunas ao longo dos muros, na colocação das frestas, na aplicação dos contrafortes, bem como na falta de uniformidade dos alçados (REAL 1982 / 14 - 15), transformando-a assim numa das igrejas mais curiosas desse período. Vestígios de um templo pré-românico”.

A igreja é visitada diariamente por centenas de peregrinos do Caminho de Santiago e é palco do ciclo de música sacra e do festival internacional de música.

O importante monumento do concelho da Póvoa de Varzim está a degradar-se e precisar de obras imediatas, segundo os relatos, as paredes interiores estão cobertas de musgo, o telhado tem telhas partidas e com arbustos, vários vitrais partidos, o pórtico principal está em fase de degradação avançada, chove no interior e junto ao quadro elétrico. A situação está a preocupar a população, autarcas e visitantes.

Segundo a comunicação social a Direção Regional da Cultura do Norte, em 2019, efetuou o levantamento de todas as fragilidades da igreja e afirma estar a par da degradação do monumento nacional, mas não pode efetuar as obras por estas estarem sob alçada da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.

O Bloco de Esquerda considera esta situação preocupante e consideramos fundamental saber qual a posição do Ministério da Cultura sobre esta situação bem como quais as diligências que serão desencadeadas para assegurar a integridade arquitetónica deste monumento nacional.

Na pergunta endereçada ao ministério da cultura, os deputados pretendem saber que medidas imediatas e urgentes pretende o ministério para proteger o monumento nacional e qual o prazo para a intervenção no monumento.

Por fim, saber se o ministério que diligências vão ser tomadas, em parceria com a  Direção-Geral do Tesouro e Finanças para que as obras avancem o mais rápido possível.