Share |

Bloco preocupado com eventuais abusos laborais na abertura do ano lectivo

E. B. 2/3 Flávio Gonçalves - Póvoa de Varzim
E. B. 2/3 Flávio Gonçalves - Póvoa de Varzim

NOTA À COMUNIDADE EDUCATIVA DA PÓVOA DE VARZIM

O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim orgulha-se das escolas públicas do concelho e deseja a todos os alunos e alunas, pais, professores, funcionários, e restante comunidade educativa, um excelente início de ano escolar.

Chama no entanto a atenção para que, nem tudo está bem, como denota, numa entrevista recente à comunicação social local, o vereador da Câmara Municipal responsável pelo pelouro da Educação.

Num caso mais imediato, o BE sublinha as queixas que tem recebido sobre o perigo de haver abusos laborais sobre funcionários de algumas escolas do concelho, nomeadamente na tentativa de os levar, durante este fim-de-semana e fora do seu horário de trabalho, a limpar ou arrumar parte dos lixos de obras que têm ocorrido em estabelecimentos de ensino, nomeadamente na E. B. Flávio Gonçalves.  O BE relembra que estas não são funções do(a)s auxiliares/técnico(a)s operacionais, muitos deles e delas, já com mais de 50 anos, e que este trabalho deverá ser acautelado por quem faz a obra e por quem a contratou, não à custa do trabalho - fora de horas e provavelmente não pago - de trabalhares e trabalhadoras que já tão mal ganham, que muito trabalham e sem as quais seria impossível termos escolas a funcionar.

O BE estará atento e denunciará qualquer tentativa de abuso laboral sobres este(a)s trabalhadore(a)s. 

Relembramos também os atrasos nas obras na E.B. 2/3 de Aver-o-Mar. Estes devem-se sobretudo ao facto de a Câmara não ter redigido, no anterior concurso, um caderno de encargos claro que especificasse que estas deveriam decorrer em períodos de pausa do calendário lectivo, o que obrigou à rescisão do contrato anterior e a novo lançamento de concurso público. Estes factos atrasarão, pelo menos em vários meses, os melhoramentos das instalações nesta escola, que os alunos e demais comunidade educativa há muito reclamavam e merecem. Além dos atrasos, esta falha, da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal liderada por Aires Pereira e um executivo de maioria PSD, levará, eventualmente, a que todos os munícipes da Póvoa de Varzim, através dos seus impostos, tenham de pagar indemnizações ao empreiteiro que ganhou o concurso mal especificado.

Por fim, não deixaremos de dar nota dos problemas de acessibilidades dignas e em condições de segurança à Escola Básica da Giesteira, que ainda não estão resolvidos, apesar destes melhoramentos serem, desde há largos tempos, reclamados por centenas de pais, alunos e pessoal docentes e não docente.

O BE estará atento e não se coibirá de denunciar quaisquer condições que impeçam alunos, alunas e demais comunidade educativa de continuar o seu excelente trabalho escolar, motivo de orgulho para todos os poveiros e poveiras.