Visita aos Bombeiros da Póvoa de Varzim

Em consonância com o BE, a associação de voluntários também lamenta que os trabalhos de limpeza das matas e matagais, um pouco por todo o concelho, inclusive na malha urbana, não seja feita antes do tempo dos incêndios, muito por falta de empenho das autarquias – juntas e Câmara – mormente na notificação aos seus proprietários, o que dificulta o seu trabalho e aumenta exponencialmente o risco de incêndio.

A associação também se queixa da perda de voluntários que tem sentido ao longos dos últimos anos, o que obviamente dificulta a prossecução das funções essenciais que os bombeiros executam no nosso concelho, tanto de combate a incêndios como no transporte e assistência a doentes e acidentes rodoviários. Por outro lado, foi destacado o facto de haver cada vez mais mulheres que se dedicam a esta causa cívica.

O BE relembra que uma das suas propostas relativa aos incêndios é a criação de uma central de biomassa para aproveitamento dos subprodutos da floresta, agricultura, pecuária e os resíduos orgânicos sólidos urbanos, para a produção de energia. Uma correcta gestão e exploração da biomassa reduz a dependência energética, diminui dramaticamente a probabilidade de incêndios florestais e contribui para a limpeza das matas, criando também postos de trabalho. Em terrenos pobres, onde a recolha da matéria vegetal não faça sentido, propomos a utilização dos sobrantes como fertilizante orgânico, designadamente através da sua decomposição em partes mais pequenas e espalhamento nos solos para os enriquecer.

Victor Pinto (candidato à CM Póvoa de Varzim), Rui Coelho (Presidente da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da P. V.), Miguel Rocha Pereira (candidato à Assembleia Municipal) e Abel Sousa (candidato à Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai)