Share |

Caso “Webrand” e o alegado envolvimento do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim

O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim convocou uma conferência de imprensa na Praça do Almada, na Póvoa de Varzim, para a divulgação de um COMUNICADO que se prende com a recente publicação de um artigo na revista VISÃO relatando um alegado envolvimento do actual presidente da Câmara, Aires Pereira, do PSD, em esquemas de financiamento ilegal de campanhas eleitorais, tendo como contrapartida o favorecimento de empresas nos negócios da autarquia e benefícios pessoais.

Abaixo, reproduz-se o texto integral do documento lido e distribuídos à comunicação social:

COMUNICADO

CASO “WEBRAND” E O ALEGADO ENVOLVIMENTO DO

PRESIDENTE DA CÂMARA DA PÓVOA DE VARZIM

  1. O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim considera altamente preocupantes as notícias que vieram a público na mais recente edição da revista VISÃO, relacionadas com o caso “Webrand” e a alegada ligação ao actual presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, à altura dos alegados factos, vice-presidente do mesmo órgão autárquico.
  1. Citando a revista “Com base numa investigação que durou cerca de três anos, a revista VISÃO fez um relato de ramificações obscuras que envolvem políticos, autarquias, empresas municipais e outros organismos públicos, de cujas influências e contratos o grupo de sociedades da agência de publicidade Webrand beneficiou para alegadamente ocultar financiamentos proibidos por lei a campanhas eleitorais e cometer outras acções fraudulentas.”
  1. O nome do actual presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, é um dos mais destacados nesse artigo.
  1. Segundo a publicação: “Os gestores da agência Webrand, responsáveis pela campanha eleitoral do PSD na Póvoa de Varzim em 2009 e beneficiados em dezenas de concursos públicos no concelho, antes, durante e depois dessa data, terão contratado, através do renting do Millennium BCP, a aquisição de um Volkswagen Touareg 5.0 TDI com a matrícula que incluía as letras XT, cujo valor rondaria os 50 mil euros. Em 2008, o jipe ficou em nome de Renato Silva, marido de Cristina Ferreira (sócios da Webrand), mas os documentos da empresa consultados pela VISÃO indiciam que o veículo terá sido usado desde essa altura por Aires Pereira, à época vice-presidente da autarquia liderada por Macedo Vieira.”
  1. O mesmo artigo refere, e citamos, que “o financiamento de campanhas eleitorais e dos concursos públicos viciados, com recurso a tráfico de influências políticas, empresas de fachada, negócios simulados e facturação falsa, entre outras ilegalidades, está sustentado em milhares de documentos e diversos inquéritos conduzidos pela inspecção tributária e o Ministério Público, alguns dos quais já terminados ou em vias de conclusão.”.
  1. Até prova em contrário, o Bloco de Esquerda, como no caso de qualquer cidadão ou cidadã, presume a inocência do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.
  1. O BE considera que as investigações e qualquer procedimento que vise o apuramento de factos relacionados com alegadas actividades ilegais ou criminosas devem ser feitas exclusivamente por entidades devidamente legitimadas no nosso sistema democrático, nomeadamente o Ministério Público, Autoridade Tributária, as Polícias, ou outras organizações que para tal tenham sido legitimadas pelo nosso sistema democrático e judicial.
  1. Porém, estas alegações não deixam de nos preocupar, assim como a todos os poveiros e poveiras.
  1. Assim, o BE exorta o presidente da Câmara a prestar esclarecimentos e a clarificar esta questão perante os poveiros.
  1. Enquanto recandidato do PSD, tendo em conta a gravidade do caso, o presidente da Câmara terá todo o interesse em ponderar seriamente a sua posição e sair imediatamente a terreiro para esclarecer quaisquer dúvidas.
  1. Os poveiros não podem avançar para estas eleições autárquicas com a mínima suspeita de que o actual presidente e recandidato do PSD – que já foi no passado condenado por abuso do poder – possa estar, novamente, envolvido nestas suspeitas.
  1. Os factos devem ser apurados e, se for provado o envolvimento do actual presidente em qualquer esquema fora da lei, não lhe restará mais nada a não ser assumir a sua responsabilidade, demitir-se do cargo que ocupa, responder pelos seus actos e cumprir o que o sistema judicial lhe determine.
  1. Os poveiros são pessoas sérias, rigorosas, trabalhadoras, justas e não pretendem que haja o mínimo de dúvidas acerca da idoneidade do seu representante máximo autárquico.
  1. Por isso, exigimos um cabal esclarecimento do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acerca das alegadas suspeitas de envolvimento deste autarca do PSD em esquemas de financiamento ilegal das campanhas eleitorais, tendo como contrapartida o favorecimento de empresas nos negócios da Câmara e benefícios pessoais.

Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim, 4 de Setembro de 2017