Share |

Esclarecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda sobre a notícia da RTP

1. A RTP abriu o seu telejornal de segunda-feira com uma peça jornalística baseada em insinuações sobre má conduta ética de 6 deputados, três dos quais do Bloco de Esquerda. A peça não demonstra qualquer ilícito ou falsa declaração de deputados do Bloco. Aliás, os desmentidos factuais apresentados pelo Bloco de Esquerda foram transmitidos à RTP na preparação da peça e não foram nela refutados.

2. Nenhum deputado do Bloco de Esquerda teve qualquer benefício indevido em resultado de declarações feitas, seja ao Tribunal Constitucional seja à Assembleia da República. Heitor de Sousa, Pedro Soares e Sandra Cunha já tinham dado à RTP a informação suficiente para demonstrar a ausência de qualquer falha ética na sua conduta como deputados. Essas explicações à RTP são resumidas no final deste comunicado.

3. A experiência da aplicação concreta do atual sistema de ajudas de custo aos deputados demonstra que este é pouco claro nas suas definições e de difícil escrutínio quanto à sua aplicação. O Bloco de Esquerda está disponível para a revisão deste regime e apresentará em breve as suas propostas de alteração, visando maior transparência e o reforço da garantia de boa aplicação dos dinheiros públicos.

O Esclarecimento pode ser lido na íntegra em esquerda.net