Share |

Eleições ao Parlamento Europeu - Bloco de Esquerda praticamente triplica votação na Póvoa

Bloco de Esquerda afirma-se como a terceira força política mais votada, duplica o número de mandatos e passa de 4,56% para 9,82% - Foto Paula Nunes
Marisa Matias - Foto de Paula Nunes (Esquerda.net)

No total do concelho, o Bloco praticamente triplicou a votação em relação às eleições europeias anteriores. Subiu a quarta maior força com 1.633 votos, e é o terceiro partido mais votado na maior união de freguesias do município - Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, onde obteve 1.145.

Num concelho que tem votado tradicionalmente na direita mais conservadora, PSD, PS e CDS ficaram, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares, sendo que o Bloco subiu exponencialmente e ficou apenas a 178 votos de ultrapassar o CDS (3º). O PAN ficou em 5º. O PCP, que nas eleições de 2014 tinha ficado em 4º lugar (atrás do MPT), ficou desta feita em 6º.

A nível nacional, Catarina Martins destacou que o Bloco cresceu em percentagem, em votos, cresceu em todo o território e é hoje terceira força política do país. Congratulou-se pela enorme campanha que o Bloco fez, que confirma Marisa Matias e José Gusmão como eurodeputados eleitos.

A derrota da direita a nível nacional é um sinal claro de que só a esquerda tem capacidade para apresentar soluções concretas para a vida das pessoas. É por isso que estas eleições reconfiguraram o mapa político. A direita foi penalizada porque não dá resposta aos problemas concretos das pessoas. Em vez disso, cortou salários, cortou pensões e permite o despejo facilitado das pessoas das suas casas com a lei das rendas que ainda tem a assinatura de Assunção Cristas.

O debate está agora em aberto sobre o emprego, a saúde, as pensões, a habitação, sobre o clima, e é a esquerda que vai definir esse debate. "Cabe agora a responsabilidade à esquerda de estar, com o contributo dos eleitos Marisa Matias e José Gusmão, à altura da expectativa de mais respostas pelo que conta", referiu a coordenadora nacional do BE.

O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim agradece a todos os poveiros e poveiras que depositaram o seu voto no BE, que fará tudo o que lhe for possível para se mostrar merecedor dessa confiança. Obrigado!